terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O Serviço Psicológico On-line

A psicologia tem evoluído consideravelmente em termos de alcance e abertura às novas tecnologias. Os serviços psicológicos mediados por computador são reflexo dessa evolução.
De acordo com a Resolução 012/2005, o CFP - Conselho Federal de Psicologia reconhece e aceita esta ferramenta desde que os profissionais desta área façam prevalecer o Código de Ética Profissional do Psicólogo. Nos dias atuais, cada vez mais pessoas estão aderindo a essa modalidade de atendimento, considerando que não se trata de processo psicoterapêutico, no qual o contato presencial é indispensável, mas sim de atendimento a situações emergenciais como conflitos emocionais, crises agudas de ansiedade ou existenciais, enfrentamento em situações de luto ou rompimento de relacionamentos afetivo-amoroso.
Elas encontram conforto de um ambiente familiarizado, uma vez que podem exercitar a livre escolha para o melhor local de atendimento e não ficarem dependentes do local em que o profissional se encontre como o consultório ou clínica. Também há vantagens no tocante a administração do tempo, haja vista que não há necessidade de deslocamento, bem como a diminuição de algumas inibições e o fácil acesso que o usuário tem aos serviços.